Idéia Inicial para uma situação de aprendizagem de uma obra contemporânea
· Apresentação da imagem.
·
· Apreciação e observação da imagem
· Comentar sobre o artista que foi investigando temas relacionados à memória, à percepção, à representação de imagens do mundo das artes e meios de comunicação, o artista plástico Vik Muniz usa elementos peculiares em seus trabalhos, revelando que grandes coisas podem surgir de simples elementos usados no cotidiano. Serragem, açúcar, areia, papel de parede, jornais e lixo já foram usados em obras de arte por Picasso e Braque por volta de 1912 em Paris. Acrescentando novos elementos como algodão, chocolate, açúcar, arame, terra, barbante, especiarias, lixo, gel, mel, poeira e muitos outros, Vik Muniz, de uma maneira radicalmente criativa, produz obras que impressionam pela inovação e criatividade.
· Evidenciar o modo como Vik Muniz utiliza a linguagem da fotografia,pode se tornar o estopim para um projeto maior para aprender arte e seus sistemas de representação.
· Relacionar com imagens já vistas, na mídia, em revistas no cotidiano.
· Motivar os alunos a criar séries de trabalhos onde desenvolvam uma atitude de pesquisa sobre seu modo próprio de expressão na linguagem visual e adquiram consciência sobre o caráter poético desta criação.
· Desenhar com outros materiais e fotografar os resultados, partindo de obras de arte que lhes sejam significativas, ou mesmo de imagens retiradas da mídia.
· Produzir uma série, percebendo os próprios processos de criação, os desafios técnicos e as potencialidades dessa produção.
.
· Escolher imagens que tenham um sentido especial para eles e leva-los seleção de materiais inusitados que poderiam ser utilizados para compor mosaicos efêmeros, que serão desfeitos após serem concluídos e fotografados. Esses materiais deveriam estar conectados, de algum modo, às imagens escolhidas, que devem ser ampliadas até o maior tamanho que o espaço onde trabalham possibilitar.
· Ampliar a imagem usando um quadriculado como referência, ou com o auxílio de um retro-projetor, iniciando depois a montagem do mosaico para a posterior fotografia. Com o mesmo material, cada aluno deve recriar outras composições, novamente fotografadas.
· Acompanhar o processo dos alunos, nutrindo-os com imagens e idéias até a finalização e apresentação para a classe,
· Perceber as próprias escolhas e comparar as significações pessoais com as atribuídas pelos demais alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário