sexta-feira, 3 de julho de 2009

PORTFÓLIO
Há decadas estudo formas de avaliar o aluno e consequentemente, o meu trabalho. Li , reli várias formas de avaliar. Já adotei um sistema que por acaso chamam de portfólio. Meus conceitos sobre avaliação vem mudando há décadas. Sempre trabalhei com 1ª série ou 1º ano. Observava cada atividade desenvolvida arquivando em sala de aula para cada aluno. Após um mês de trabalho grampeava as atividades e analisava o crescimento do aluno. Refletia sobre o processo e notava que alguns demontravam formas diferentes na maneira de aprender então retomava, tentava entender a liguagem do aluno. Com alguns alunos, não consegui alcançar meu objetivo, porém mais além observei que mesmos possuiam problemas que fugiam de minha alçada. Sempre foi muito gratificante, observar o que deu frutos, o que deveria reformular para desenvolver competências e os diversos tipos de saberes. Acredito nesta forma de avaliar e ser avaliado, pois nos torna reflexivos, e faz com que nossos alunos se sintam valorizados, pois tem sempre um atendimento exclusivo para sanar suas dificuldades. Preocupa-me ainda as provas do SAERGS, ou PROIVINHA BRASIL, para medir e avaliar o ensino. Mais preocupante ainda é que o RS com 90% dos professores com nível superior tem uma das menores notas no IDEB. E difícel de ouvir que uma secretária de EDUCAÇÃO diz que a obrigação do professor é só passar o conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário