quinta-feira, 30 de julho de 2009

O papel do professor no contexto atual

O papel do professor no contexto atual vem de encontro com a teoria de John Dewey quando vê a criança como um ser que deve ser preparado para a vida agora, pois não é uma máquina para armazenar conhecimentos e usufruir mais tarde. Cabe ao professor, com sua prática reflexiva, contextualizar seus conhecimentos, usando a sensibilidade para verificar que habilidades precisa desenvolver, onde aluno possa usar em seu cotidiano, quais as potencialidades deve explorar para que estas se tornem competências.
Para isso a filosofia nos dá bases para refletir sobre o sujeito e o objeto do conhecimento, entendendo como cada aluno aprende. A construção de seu conhecimento implica em vários processos, principalmente com a interação e a mediação. Cabe ao professor, mediar, intervir, estimular, instigar e refletir o porquê de todas as ações em sala de aula.
Como Vygotsky acrescentou a teoria de Piaget sobre a interação e os caminhos da aprendizagem passam pelo mediador que é o professor. Com esse intuito devemos apresentar diferentes situações, para acrescentar experiencias significativas para sua vida , contextualizando o meio histórico e social em que está inserido.
Professores das séries iniciais tem maior facilidade de intertextualizar e integrar , por ser unidocente detem maior controle para contextualizar as áreas do conhecimento. Já as séries finais, por ser fragmentada por área de estudos tem dificuldade para chegar esta interdiciplinaridade.
Novoa nos explica muito bem como o professor deve elaborar seu saber docente. Me questiono porque que a Rede Estadual de ensino com 90% de seu corpo docente com nível superior baixou o nível de aprendizagem conforme avaliação do Ideb. Pois tenho uma explicação plausível, onde o professor se coloca como "operário da educação", não existe momentos de reflexão sobre sua prática. O tempo e o espaço paraos professores se restringem na hora do recreio com conversas paralelas, para refletir e debater como o aluno aprende, oque devemos fazer para que este conhecimento se torne significativo para o aluno.
Tania Marques nos faz diversos questionamentos no qual devemos pensar: Pensar no aluno apartir do aluno. O que é significativo para sua vida, que torne um cidadão consciente e faça a diferença em seu meio social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário