domingo, 8 de novembro de 2009

POLITICAS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES

domingo, 8 de novembro de 2009
O Ministério da Educação, enviou para todas escolas públicas um conjunto de documentos, muito interessante, com objetivo de insentivar o debate acerca do papel da escola como formadora de alunos leitores. Recebemos 3 volumes, com explicações sobre os assuntos: Biblioteca na escola e uso do dicionário em sala de aula. Muito oportuno esta decisão do Ministério, pois o que vemos nas escolas públicas, são um estoque de livros enfileirados em prateleiras para que todos visualizem, porém restrito a pequenos grupos e professores que utilizam. Esta preocupação em oferecer subsídios técnicos para uma reorganização das bibliotecas está sendo o primeiro passo para inserção dos alunos na cultura letrada para formação de alunos e professores leitores. A intenção é criar uma biblioteca com materiais diversificados de obras de referência a periódicos; de livros de literatura a obras de não-ficção; de mapas a novas tecnologias, um lugar para promover a sociabilidade e principalmente a democratização do conhecimento. O mito que "os brasileiros não gostam de ler" está sendo visto com outros olhos, pois considerando a escolaridade dos leitores de nosso país acredito que estas pesquisas são feitas por livreiros, que por não venderem, não consideram a leitura de livros religiosos, jornais populares, revistas femininas, novelas sentimentais, livros de auto-ajuda. É por isso que criou-se este mito que nossa população não lê. Vê-se seguidamente pessoas simples e muito humildes lendo um jornal popular que existe aqui. Esses dados contribuiram para repensar as concepções do que é ler, e do que se considera material de leitura. Muito interessante as dimensões que engloba a leitura, complementares e decisivas para a formação do pensamento autônomo: a fruitiva e a informativa. As ações planejadas pelo Mec neste sentido são: qualificação de recursos humanos; acesso de alunos, professores e comunidade diferentes tipos de materiais de leitura inclusive a leitura de Multimídia; ampliação de bibliotecas escolares. Esperamos que este material entregue a todas escola públicas sejam gestados e estudados para que realmente se cumpra esta meta.

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